Enunciado:
A respeito da crítica da CEPAL e das ideias de Raúl Prebisch, julgue os itens que se seguem.
Texto do item:
A deterioração dos termos de troca descrita na hipótese Prebisch-Singer tem relação direta com a inelasticidade-preço da demanda dos produtos primários vendidos pelos países periféricos.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: C
A afirmativa está CERTA. Segundo a hipótese Prebisch-Singer, a deterioração dos termos de troca dos países periféricos está relacionada à baixa elasticidade-preço da demanda por produtos primários. Isso significa que, mesmo que o preço desses produtos caia, a quantidade demandada pelos países centrais não aumenta proporcionalmente, pois esses produtos são menos sensíveis a variações de preço. Como resultado, os países periféricos precisam exportar volumes cada vez maiores para conseguir importar a mesma quantidade de manufaturados, cujos preços tendem a ser mais estáveis ou até subir. Essa explicação está de acordo com o contexto fornecido e com a literatura clássica da CEPAL e de Prebisch sobre o tema.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.
Alguém que seja bom em economia pode confirmar o gabarito desse item?
O correto não seria “baixa elasticidade-renda da demanda” em vez de “inelasticidade-preço” da demanda? Utilizar “inelasticidade” em vez de “baixa elasticidade” e “preço” em vez de “renda” me fez marcar errado. Alguém sabe se de fato a hipótese se refere à elasticidade-preço e não renda?
2 curtidas
Eu pensei o mesmo. Marquei errado porque lembrava que a elasticidade mencionada por Prebisch seria a de renda, não a de preço.
1 curtida
Marquei errado porque o que gera a deterioração dos termos de troca é o efeito da renda do consumidor, que mesmo aumentando, não aumenta a demanda pelos bens primários, e sim afeta os bens manufaturados, exportados por economias centrais ou desenvolvidas. A baixa-elasticidade preço da demanda é somente consequência da deterioração
Esse artigo aberto aqui tem um ótimo exemplo disso:
1 curtida