Enunciado:
Um comentarista de rádio proferiu a seguinte frase a respeito do baterista de uma banda de rock: ‘O João não é o melhor baterista do mundo… sejamos sinceros, ele não é nem o melhor baterista da sua banda!’.
A partir da situação hipotética precedente, considerando que a habilidade musical de um membro daquela banda possa ser medida pela sua contribuição ao ganho monetário em um show e que Carlos, guitarrista da mesma banda, poderia ser o baterista da banda, julgue (C ou E) os itens seguintes, tendo como referência a teoria das vantagens comparativas.
Texto do item:
Carlos tem vantagem comparativa em ser guitarrista.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Item Certo!
A teoria das vantagens comparativas, introduzida por David Ricardo, afirma que um agente econômico (no caso, Carlos) deve se especializar na atividade em que possui vantagem comparativa, ou seja, na qual o seu custo de oportunidade é menor em comparação com outros agentes.
No contexto apresentado, Carlos é guitarrista, mas também pode ser baterista, sendo melhor que João nesta última função (já que o comentarista afirmou que João não é nem o melhor baterista da banda). Isso indica que Carlos tem vantagem absoluta em relação a João tanto na guitarra quanto na bateria.
No entanto, para determinar a vantagem comparativa, precisamos analisar os custos de oportunidade:
-
Carlos:
- Se Carlos tocar guitarra, ele contribui significativamente para o ganho monetário do show devido à sua habilidade na guitarra.
- Se ele decidir tocar bateria, embora seja melhor que João, o ganho adicional na bateria seria menor comparado ao que ele deixa de ganhar ao não tocar guitarra.
- Portanto, o custo de oportunidade de Carlos tocar bateria é alto, pois ele sacrificaria o grande benefício que traz como guitarrista.
-
João:
- João, sendo apenas baterista e não tão habilidoso quanto Carlos na bateria, não tem a opção de tocar guitarra.
- Seu custo de oportunidade em tocar bateria é baixo, já que ele não abriria mão de maiores ganhos em outra função.
Assim, mesmo que Carlos seja melhor que João em ambas as funções, ele tem uma vantagem comparativa em ser guitarrista, pois é nessa posição que ele maximiza sua contribuição ao ganho monetário da banda. João, apesar de não ser o melhor baterista, deve permanecer na bateria, pois seu custo de oportunidade é menor.
Portanto, de acordo com a teoria das vantagens comparativas, Carlos tem vantagem comparativa em ser guitarrista, justificando a afirmação como correta.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.