(CACD 2025) item 41 - (História do Brasil). Entre os movimentos libertários ou emancipacionist

Enunciado:

A independência do Brasil, formalizada em 1822, está vinculada aos acontecimentos europeus e brasileiros que compõem a “Era das Revoluções”, entre fins do século XVIII e princípios do século XIX. Da extinção do monopólio comercial metropolitano ao intento recolonizador português, a partir da Revolução do Porto de 1820, os fatos se sucederam de modo a preparar o rompimento dos laços de subordinação do Brasil a Portugal.

Tendo as informações precedentes como referência inicial e considerando os processos históricos de colonização, da Independência e das décadas iniciais do regime imperial brasileiro, julgue os itens que se seguem.

Texto do item:

Entre os movimentos libertários ou emancipacionistas ocorridos no Brasil, entre os últimos anos do século XVIII e a primeira metade do século XIX, destacam-se a Inconfidência Mineira (1792), a Baiana (1798) e a Revolução Pernambucana de 1817, que compartilhavam uma incontestável identidade de objetivos, interesses e métodos de atuação.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: E
Os três movimentos citados buscavam romper a sujeição a Portugal, mas diferiam profundamente quanto aos participantes sociais, às metas e às formas de ação.
• Inconfidência Mineira (1789-1792): conspiração de elite (mineradores, oficiais, ilustrados), articulada secretamente, pretendia criar uma república ligada aos interesses dos grandes proprietários, sem questionar a escravidão.
• Revolta dos Alfaiates ou Conjuração Baiana (1798): participação majoritária de artesãos, soldados, pobres livres e escravos; além da independência, defendia igualdade racial, abolição do cativeiro e melhores salários. Foi deflagrada publicamente com panfletos.
• Revolução Pernambucana (1817): liderada por senhores de engenho, comerciantes e clérigos; proclamou República, mas garantiu a escravidão e a defesa irrestrita da propriedade. Tomou o poder pela força e instalou governo provisório.
Essas divergências mostram que não havia “incontestável identidade” de objetivos, interesses nem métodos. Portanto, a afirmativa está errada.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.