(CACD 2025) item 43 - (História do Brasil). A decisão de elevar o Brasil à condição de Reino U

Enunciado:

A independência do Brasil, formalizada em 1822, está vinculada aos acontecimentos europeus e brasileiros que compõem a “Era das Revoluções”, entre fins do século XVIII e princípios do século XIX. Da extinção do monopólio comercial metropolitano ao intento recolonizador português, a partir da Revolução do Porto de 1820, os fatos se sucederam de modo a preparar o rompimento dos laços de subordinação do Brasil a Portugal.

Tendo as informações precedentes como referência inicial e considerando os processos históricos de colonização, da Independência e das décadas iniciais do regime imperial brasileiro, julgue os itens que se seguem.

Texto do item:

A decisão de elevar o Brasil à condição de Reino Unido a Portugal foi considerada estratégia ousada por se opor aos interesses comerciais ingleses e por não se subordinar a imposições emanadas do Congresso de Viena, símbolo do conservadorismo restaurador pós-Napoleão.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: E
A elevação do Brasil a Reino Unido a Portugal e Algarves (1815) não contrariou os interesses comerciais britânicos – ao contrário, manteve a abertura dos portos de 1808, que beneficiava a Inglaterra – e tampouco desrespeitou decisões do Congresso de Viena. Naquele congresso, a diplomacia portuguesa buscou justamente obter o reconhecimento internacional dessa nova configuração do Estado luso-brasileiro, o que foi aceito pelas potências vencedoras, entre elas a própria Grã-Bretanha. Portanto, não se tratou de uma estratégia que se opusesse aos ingleses nem que desconsiderasse imposições do concerto europeu pós-napoleônico.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.