(CACD 2025) item 42 - (História do Brasil). A transferência da sede do Estado português para o

Enunciado:

A independência do Brasil, formalizada em 1822, está vinculada aos acontecimentos europeus e brasileiros que compõem a “Era das Revoluções”, entre fins do século XVIII e princípios do século XIX. Da extinção do monopólio comercial metropolitano ao intento recolonizador português, a partir da Revolução do Porto de 1820, os fatos se sucederam de modo a preparar o rompimento dos laços de subordinação do Brasil a Portugal.

Tendo as informações precedentes como referência inicial e considerando os processos históricos de colonização, da Independência e das décadas iniciais do regime imperial brasileiro, julgue os itens que se seguem.

Texto do item:

A transferência da sede do Estado português para o Brasil, em inícios do século XIX, está diretamente vinculada às circunstâncias históricas vividas pela Europa a partir da Revolução Francesa de 1789, mas especificamente em face da expansão napoleônica.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: C
A transferência da corte portuguesa ocorreu em 1807-1808 para fugir da invasão das tropas napoleônicas que, após a Revolução Francesa, expandiam-se pela Europa impondo o Bloqueio Continental. A ameaça direta de ocupação de Portugal por Napoleão e a pressão diplomática britânica levaram dom João a deslocar a sede do reino para o Rio de Janeiro. Portanto, o movimento está efetivamente ligado às transformações originadas pela Revolução Francesa e, de modo mais imediato, à expansão napoleônica.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.