(CACD 2025) item 46 - (História do Brasil). Algumas das estruturas que sustentaram o projeto d

Enunciado:

Estruturas sociais e políticas criadas no período colonial e mantidas em grande parte pelo regime monárquico não foram combatidas pela elite oligárquica republicana que ajudou a derrubar a Monarquia, pois, em grande parte, ela mesma se beneficiava dessas estruturas arcaicas.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca do processo histórico brasileiro relativo à colonização, ao Império e à República.

Texto do item:

Algumas das estruturas que sustentaram o projeto de colonização portuguesa do Brasil, a partir da primeira metade do século XVI, não foram rompidas pela Independência, a exemplo da escravidão e da concentração fundiária, do que se pode concluir que o processo de independência não foi revolucionário.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: C
A Independência de 1822 limitou-se sobretudo à ruptura política com Portugal. A escravidão permaneceu como principal forma de trabalho até 1888 e a grande propriedade rural continuou concentrada nas mãos da mesma elite agrária que já dominava a Colônia. Não houve reforma agrária, nem alteração substantiva das relações sociais de produção. Por isso, a historiografia costuma caracterizar o processo como uma “revolução conservadora”: mudou o status político do território, mas preservou as bases econômicas e sociais coloniais, de modo que não se enquadra no sentido clássico de revolução social. (José Murilo de Carvalho, Teatro das Sombras; História do Brasil, de Boris Fausto).


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.

Interpretação muito polêmica! É difícil hoje, considerando os últimos desdobramentos historiográficos, considerar a independência como não revolucionária (cf. textos e livros do João Paulo Garrido Pimenta). Ainda, dizer que escravidão e concentração fundiária invalidam o caráter revolucionário da independência seria afirmar, do mesmo modo, que a independência dos EUA não foi revolucionária.

Marquei errada justamente por isso, o motivo para dizer que não foi revolucionário me pareceu extrapolado. Se o item afirmasse que não é revolucionário segundo uma perspectiva específica, me pareceria mais adequado.