(CACD 2025) item 51 - (História do Brasil). No início do século XX, sob a liderança do Barão d

Enunciado:

Estruturas sociais e políticas criadas no período colonial e mantidas em grande parte pelo regime monárquico não foram combatidas pela elite oligárquica republicana que ajudou a derrubar a Monarquia, pois, em grande parte, ela mesma se beneficiava dessas estruturas arcaicas.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca do processo histórico brasileiro relativo à colonização, ao Império e à República.

Texto do item:

No início do século XX, sob a liderança do Barão de Rio Branco, foram concluídas negociações com a Bolívia que resultaram na anexação do território acreano ao Brasil, tendo o processo incluído o pagamento de uma indenização e a construção da ferrovia Madeira-Mamoré.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: C
O Tratado de Petrópolis (1903), negociado pelo barão do Rio Branco, incorporou o Acre ao Brasil. Como contrapartida, o Brasil pagou uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas à Bolívia e assumiu o compromisso de construir a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, destinada a garantir saída para o comércio boliviano pelo rio Amazonas. Portanto, a afirmativa descreve corretamente os termos e o contexto do acordo.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.

Gt, anexação é unilateral/hostil, o termo não deveria ser cessão onerosa?

Anexacão não é necessariamente hostil. Inclusive, é utilizado mesmo em livros de DIP para se referir à anexação do Acre pelo Brasil. O termo oficial foi “permuta desigual de territórios com compensação financeira”. Isso porque, além da indenização pecuniária e promessa de construção da ferrovia, foram concedidos outros territórios brasileiros para a Bolívia, com número de m2 muito inferior ao território do acriano (daí “desigual”).
O que poderia ser argumentado contra o item é que houve “promessa de construção” e não construção em si, já que a construção só se concretizou em 1912, enquanto o Tratado de Petrópolis é de 1902. Mas, sinceramente, duvido que a banca acate esse argumento.