(CACD 2025) item 50 - (História do Brasil). No campo da política externa após a instauração da

Enunciado:

Estruturas sociais e políticas criadas no período colonial e mantidas em grande parte pelo regime monárquico não foram combatidas pela elite oligárquica republicana que ajudou a derrubar a Monarquia, pois, em grande parte, ela mesma se beneficiava dessas estruturas arcaicas.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca do processo histórico brasileiro relativo à colonização, ao Império e à República.

Texto do item:

No campo da política externa após a instauração da República, a diplomacia brasileira rompeu com a tradição do Império e passou a defender de forma assertiva os princípios do pan-americanismo e da autodeterminação dos povos.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: C
A proclamação da República (1889) implicou reorientação da política externa: buscou-se diferenciar o novo regime do Império, abandonando a “política das intervenções” no Prata e aproximando-se dos Estados Unidos e dos demais países latino-americanos. Essa guinada ficou marcada pelo americanismo/pan-americanismo – participação na 1ª Conferência Internacional Americana, defesa do arbitramento obrigatório, proibição de guerra de conquista (art. 88 da Constituição de 1891) – e por um discurso de respeito à soberania e autodeterminação dos povos do continente. Portanto, a afirmativa reflete corretamente a postura diplomática inicial da Primeira República.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.

Item totalmente diferente do da prova!

1 curtida

o fato de ter a afirmação “abstendo-se de atuar em momentos importantes”, torna a afirmativa ERRADA.

Essa transcrição não tem nada a ver com o item da prova… só para assustar o candidato ansioso que acha que acertou um item tranquilo.