(CACD 2025) item 47 - (História do Brasil). Infere-se do texto que a implantação da República,

Enunciado:

Estruturas sociais e políticas criadas no período colonial e mantidas em grande parte pelo regime monárquico não foram combatidas pela elite oligárquica republicana que ajudou a derrubar a Monarquia, pois, em grande parte, ela mesma se beneficiava dessas estruturas arcaicas.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca do processo histórico brasileiro relativo à colonização, ao Império e à República.

Texto do item:

Infere-se do texto que a implantação da República, em fins do século XIX, representou uma substancial inflexão na história brasileira, por não promover a ruptura com os elementos que sustentaram a colonização e que, em larga medida, se mantiveram no Império, o que significou atraso no desenvolvimento do país em relação aos seus vizinhos na América do Sul.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: E
O texto-base enfatiza a continuidade: as elites republicanas mantiveram — e até se beneficiaram — das mesmas estruturas socio­políticas formadas na Colônia e preservadas no Império. Desse fato não se infere que a Proclamação da República tenha sido uma “substancial inflexão” (ruptura decisiva); ao contrário, indica manutenção do status quo. Tampouco o fragmento compara o desenvolvimento brasileiro ao dos demais países sul-americanos. Portanto, a afirmação está ERRADA.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.