Enunciado:
No tocante a regimes fascistas e processos de independência no continente americano, julgue os itens que se seguem.
Texto do item:
A chamada “lenda rosada” sobre o processo da independência brasileira, gestada ainda nos anos 1820 e propagada por parte da historiografia dos séculos XIX e XX, tentava esconder a existência de guerras e a efusão de sangue desse processo.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: C
A expressão “lenda rosada” (ou lenda cor-de-rosa) é usada por historiadores para designar a narrativa construída desde os anos 1820 – e reiterada por parte da historiografia oitocentista e novecentista – que apresentava a Independência do Brasil como um ato quase consensual, pacífico e conduzido harmonicamente por D. Pedro I. Essa versão omitia ou minimizava os diversos confrontos armados travados entre 1821-1824 (casos da Bahia, Maranhão, Piauí, Pará, Província Cisplatina, Confederação do Equador etc.), nos quais houve batalhas, perseguições e milhares de mortes. Assim, afirmar que tal “lenda” procurava esconder a existência de guerras e derramamento de sangue está de acordo com a crítica historiográfica contemporânea.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.