Olá, boa tarde.
Iniciei meus estudos criando caderno físicos para cada uma das matérias. Gosto muito de organizar as coisas do meu jeito e sinto que consigo reter mais conteúdo dessa forma. No entanto, cadernos físicos não são muito práticos quando queremos atualizá-los.
Posto isso, fui para o digital. Criei alguns cadernos com tópicos que estava estudando. O programa é muito fácil. Mais ainda é atualizar e inserir coisas diferentes em um conteúdo já fechado, como tabelas, imagens ou aquele mapa legal que você só encontra 2 meses depois. Porém ao estudar pelo digital sinto que a retenção é menor. O conteúdo me parece efêmero, sem substância.
- praticidade em detrimento do desempenho ou desempenho em detrimento do tempo?
- há maneiras práticas de atualizar em caderno físico?
Se alguém já passou pela mesma questão ou tem alguma dica, agradeceria demais!
Luis
1 curtida
Boa tarde, Luis!
Passei pela mesma questão e me sinto feliz com a solução que encontrei para mim: primeiro eu anoto o conteúdo em um caderno digital, e deixo marinando por um ou dois meses. Depois, na hora de revisar, eu transfiro para o caderno físico, com as atualizações.
Geralmente faço a revisão quando fecho um dos módulos de alguma disciplina aqui do Clipping. Claro que eventualmente virão mais atualizações, mas em tamanho menor. Se seu estilo de estudo exigir atualizações constantes a longo prazo, talvez um fichário resolva o seu problema, mas não funcionou pra mim.
Espero que meu relato tenha te ajudado, abraço!
1 curtida
Olá Hermano
Muito obrigado por compartilhar sua experiência.
Havia lido ela na sexta, mas tomei um tempo pensando. Não havia considerado o fichário. Embora goste da ideia, o fichário, além de volumoso, demanda um certo cuidado. Então acabei pensando no meio termo: usar folhas de almaço em vez de cadernos/fichários. Com um clips posso uni-las e sempre que precisar atualizar algo é só adicionar.
Vamos ver se desta forma consigo uma boa relação custo-benefício.
Obrigado!!
1 curtida
Bom, algumas percepções:
1 - Escrever à mão é comprovadamente uma forma de memorizar. Porém, demanda mais tempo
1.1 - Não é nada prático ter várias folhas soltas. Por isso o fichário é muito importante. Um detalhe que me ajudou foi estruturar o conteúdo em tópicos, com uma hierarquia, porém com algum aprofundamento. Quero dizer: não basta só anotar o tópico em si, mas detalhar. É aquilo que todos sabemos: nunca confiar na memória, no “depois quando, quando eu ler, vou entender”.
1.2 - Outro detalhe: usar folhas grossas (as finas são de 56g, as grossas de 80g, smj). Elas não marcam atrás, o que atrapalha muito a memória visual.
1.3 - Mesmo quem tem a letra feia (como no meu caso), vale a pena investir um pouco na estética, isso facilita na revisão para não ter que “decifrar” o que está escrito. No longo prazo, faz diferença.
2 - Caderno digital leva à tentação do Ctrl+C.
Copiar trechos de livros ou do material é muito prático no momento em que estamos assistindo aula, porém é melhor poder ler, depois, com suas próprias palavras.
2.1 - caderno digital possibilita colar imagens, que é ótimo para a memória visual.
2.2 - caderno digital possibilita a leitura no celular, ou seja, dá para estudar nos “tempos mortos” que perdemos no ônibus, metrô, sala de espera do médico etc.
3 - De um modo geral, o que mais importa quanto aos caderno é revisar. Todo o trabalho fica concentrado nisso, ao meu ver. Importa menos se o material está digitado ou escrito do que se você conseguiu revisar 5x ou 30x.
4 - Minha opinião, em suma, é que para quem trabalha e tem uma rotina limitada de horas de estudo, o caderno digitado é a melhor opção. Quem consegue sentar em casa e dedicar a maior parte do dia ao estudo, vale mais a pena ter um bom caderno escrito.
1 curtida
além do que os colegas já comentaram, escrever suas revisões em papel também é um ótimo treino para a segunda e terceira fase, ter suas mãos e punhos treinados para escrever horas e horas faz diferença.
Todavia escrever a mão te deixa muito mais lento, particularmente se você é um touch-typist. A velocidade escrevendo à mão é cerca de 40wpm uma fração da velocidade no teclado (80-120wpm). A mim me parece que escrever a mão deveria ser algo reservado para momentos de aprofundamento, já em etapas avançadas da preparação.
edit1/ Isso claro sem mencionar o tempo adicional para desenhar gráficos, tabelas e coisa do tipo.
Eu também gostava muito dos cadernos físicos, mas depois de ver tanta gente com mais experiência em concurso sendo “contra” eu entrei num dilema. A solução pra mim foi me render a turma do ipad/tablet: tenho a sensação de estar escrevendo + a praticidade de poder editar, apagar e reescrever quando sentir necessidade sem perder tanto tempo.
Como os colegas ja disseram, acho o fichário uma boa solução e aproveito pra deixar a dica do caderno inteligente, ele pode parecer frescura, mas você consegue “editar” o seu caderno fisico, trocar o lugar das paginas e acrescentar coisas. Se eu não tivesse comprado o ipad, teria investido em um ci.