Pessoal, alguém tem dicas de memorização? Aplicativos, dicas de como fazer bons resumos de revisão, tô aceitando tudo o que possa ser útil pra lembrar dos conteúdos das aulas e das leituras.
Desde já, valeu =)
Oi oi, Silvia! Tudo bem? O estudo por meio de flashcards me ajudou muito nessa parte de memorização, que é importante sobretudo para a primeira fase, quando a gente tem de decorar uma tonelada de informações. Usei o Anki (https://apps.ankiweb.net/) para fazer meus flashcards e isso me ajudou demais na parte de revisões. O Anki programa seus flashcards de modo que ele estrutura e organiza a revisão do conteúdo para você. Dá uma olhada no Youtube em vídeos de pessoas ensinado a usar o app.
Silvia, já ouviu falar num negócio chamada curva de esquecimento? Em tese, para conseguir reter informações na memória, a pessoa precisa fazer revisões espaçadas de um mesmo conteúdo repetidas vezes, em prazos cada vez maiores. Por exemplo, ela estuda um tema hoje, aí revisa em 24h, depois em 1 semana, depois 1 mês… Exige bastante disciplina, mas parece ser um método excelente para revisar.
Olha esse texto: https://blog.saraivaeducacao.com.br/curva-de-esquecimento/
Valeu pela diga Romeu, ja ouvi falar sobre o anki mas nunca pesquisei a fundo. Acha válido misturar flashcards de todas as matérias ou fazer grupos separados por disciplina?
Nossa Tais, obrigada pela dica, vou dar uma lida no texto sim. Você usa essa técnica de revisão pra todas as matérias ao mesmo tempo, ou aplica pra uma quantidade de matérias por vez?
Olha, eu reviso com um espaço bem maior de tempo e de uma forma meio desordenada… mas no início dos estudos, costuma tentar implementar esse esquema em temas que eu tinha bastante dificuldade de memorização, como HB. Pra não ficar tão chato, fazia as revisões com questões, flashcards etc. Também deu certo simular que estava ensinando um tema específico para alguém
O ideal é fazer um baralho único de flashcards para todas as matérias.
Caramba, desde o início estava programando fazer um baralho por matéria… Qual seriam as vantagens de fazer um só para todas as matérias? Menor carga diária de cartões?
Oioi! Olha, eu recomendo você fazer um baralho para cada matéria mesmo, o legal é que o Anki tem uma opção de agrupamento, ou seja, você pode fazer um baralho de cada matéria, agrupá-los e depois revisar como você quiser, incluindo como Romeu falou. Eu faço isso com vocabulário, por vezes reviso só inglês, por vezes todas as línguas juntas, por exemplo.