Estudo dos idiomas

Olá pessoal! Queria saber se vocês teriam dicas para estudar idiomas. Tenho dificuldade de memorização de vocabulário. Qual técnica vocês utilizam?

1 curtida

Eu uso o duolingo e busco ler textos nos idiomas que eu preciso, também. Leitura sempre melhora o vocabulário.

Mari, já tentou usar flashcards?

Como disse a Taís, os flashcards são uma boa opção!
Você pode montar cadernos/glossários para as três línguas… todas as vezes que você ler um texto em língua estrangeira, escolha duas palavras que você não conhece e coloca nesse glossário (ou faça um flash card), com definição e exemplo de frase. Assim, seu conteúdo vai crescendo aos poucos. Mais de duas palavras fica cansativo.

Olá Mariana,
acho que o pessoal já deu boas dicas. Acredito que são dois tipos de aprofundamentos com relação ao vocabulário em inglês, isto é, um relacionado ao TPS (prova objetiva) e outro à produção de textos para a segunda fase. Para o TPS, além da gramática, claro, vale muito a expansão do reconhecimento de palavras e sinônimos. Para isso, tenho usado o aplicativo Anki (flashcards). Para a segunda fase, já que exige produção ativa de textos, acredito que o caderno de vocabulário temático ajuda mais, ou seja, ajuda a selecionar palavras para contextos específicos (economia, história, literatura etc.). Claro que um método não exclui o outro. Na verdade, se retroaimentam. Mas para organizar os estudos, faço desse modo. Tive bons avanços nas duas habilidades (resolver questões de TPS e escrever sobre um tema). Abraços e boa sorte!

2 curtidas

@Mariana, caso você esteja se perguntando como estudar idiomas por meio de flashcards, conforme sugerida pelos colegas, uma boa estratégia é usar os 4 livros que compõem a série de 4000 Essential English Words (4000 Essential English Words 1). Cada livro tem 30 unidas que cobrem 600 palavras de uso recorrente em inglês. Os primeiros livros são mais “fáceis”, mas os últimos trazem vocabulário que você seguramente não conhece. Eu criei flashcards diversos com palavras que descobri pelos livros. Fiz flashcards em que tinha de traduzir a palavra, flashcards de sinônimos e flashcards em que eu tinha de identificar a palavra pelo conceito. Há diferentes estratégias.

3 curtidas

O que eu tenho mais dificuldades é com o espanhol! Por ser um idioma bem parecido, eu simplesmente não consigo memorizar as palavras.

Eu gosto muito de usar contextualização. Então quando eu tô aprendendo uma palavra, eu sempre jogo no google e vejo essa palavra em contextos diferentes, assim eu consigo memorizar melhor. E claro, fico usando as palavras novas no dia-a-dia, seja na fala ou em textos.

1 curtida

Remember for English vocabulary we are always doing lotsa of collocations You must have a notebook just for this strategy of learning and improving your use of vocabulary as well as expressing yourself to a high level.

7 curtidas