Olá caros futuros Diplomatas. Tenho uma dúvida sobre a conciliação de Trabalho X CACD. Sou iniciante nessa jornada e algumas dúvidas ainda não foram sanadas.
Sabem me informar como funciona no dia do TPS? A pessoa passa quantos dias em Brasilia para fazer as etapas da prova?
Outra pergunta é: No caso, a maioria dos CACDistas saem do emprego para poderem ir fazer o TPS?
Minha dúvida surge a partir de alguns relatos de Diplomatas que conseguiram conciliar o Trabalho com o CACD.
Bom dia! As provas para o CACD acontecem em várias capitais do país. Não necessariamente você tem que ir à Brasília para realização das etapas. Em Brasília sim, será quando estivermos no Curso de Formação no Instituto Rio Branco.
Bom dia, Yan. A prova de primeira fase é aplicada em todas as capitais do país, como é possível selecionar no momento da inscrição. As provas de segunda fase são aplicadas em todas as capitais que tiverem candidatos selecionados para realizá-las.
Yan, tudo certo?
Como o TPS é no domingo, dá para conciliar com a semana de trabalho. É super puxado, mas dá.
Quanto às demais fases, depende muito do seu empregador. Quem trabalha com banco de horas, por exemplo, pode combinar com o empregador de compensar antes/depois.
Dá para aproveitar as férias tbm. Quando a barreira é o TPS, vale a pena tirar entre o edital e a prova de primeira fase. Já se sua prioridade for a segunda fase, uma opção é usar o período de férias depois do TPS. Há também a opção de dividir né. Dá para tirar alguns dias antes da primeira fase e alguns dias antes da segunda. Depende muito das suas necessidades e estratégia pré-prova.