Bom, acho que alguns de vocês tem um pouco de receio de aprender um idioma, principalmente devido a falta de naturalidade de encará-lo. Se uma coisa como Físico eu aprendi, é aprender a entender que o básico é a parte mais forte de todas, sério… Aprender cálculo do 1 ao 4 é um inferno, mas depois você usa pra fazer TODAS as matérias da física. O problema do básico é que ele é muito entediante, de mais até, e por essa razão, a gente sente uma vontade enorme de pular ele.
Dada a analogia, quero dar a minha dica de como compreender melhor uma língua, e sinceramente, ela é bem simples e tem apenas 2 passos:
1 - Aprende até o nível A2 ou B1:
O duolingo nesse quesito é perfeito. Se eu não estiver enganado, ele vai até o nível B2 do quadro Europeu de línguas e isso facilita muito o aprendizado.
2 - Agora sim, desbrave sozinho:
O que quero dizer aqui, é que sem o básico, cara… Tu vai encalhar rápido. Primeiro porque você fica triste de não entender balhufas nenhuma da língua e vai tentar a todo custa pegar um dicionário. Só que assim, se você não sabe a negação do francês que é bem simples que é “ne” verbo “pas” e tu ler algo como “je ne vais pas au parc”, e não entender automaticamente que isso é uma negação, tu vai ter um problemasso.
Bom, e respondendo a pergunta do tópico, eu usaria muito o Duolingo se estivesse iniciando uma língua, mas claro, não precisa fazer tudo. Apenas o suficiente para que sua compreensão não fique estagnada em um ponto do qual você não consiga sair