Duolingo ou não?

Bom, acho que alguns de vocês tem um pouco de receio de aprender um idioma, principalmente devido a falta de naturalidade de encará-lo. Se uma coisa como Físico eu aprendi, é aprender a entender que o básico é a parte mais forte de todas, sério… Aprender cálculo do 1 ao 4 é um inferno, mas depois você usa pra fazer TODAS as matérias da física. O problema do básico é que ele é muito entediante, de mais até, e por essa razão, a gente sente uma vontade enorme de pular ele.

Dada a analogia, quero dar a minha dica de como compreender melhor uma língua, e sinceramente, ela é bem simples e tem apenas 2 passos:

1 - Aprende até o nível A2 ou B1:
O duolingo nesse quesito é perfeito. Se eu não estiver enganado, ele vai até o nível B2 do quadro Europeu de línguas e isso facilita muito o aprendizado.

2 - Agora sim, desbrave sozinho:
O que quero dizer aqui, é que sem o básico, cara… Tu vai encalhar rápido. Primeiro porque você fica triste de não entender balhufas nenhuma da língua e vai tentar a todo custa pegar um dicionário. Só que assim, se você não sabe a negação do francês que é bem simples que é “ne” verbo “pas” e tu ler algo como “je ne vais pas au parc”, e não entender automaticamente que isso é uma negação, tu vai ter um problemasso.

Bom, e respondendo a pergunta do tópico, eu usaria muito o Duolingo se estivesse iniciando uma língua, mas claro, não precisa fazer tudo. Apenas o suficiente para que sua compreensão não fique estagnada em um ponto do qual você não consiga sair

2 curtidas

Sim, o duolingo é perfeito, inclusive varios aprovados com notas boas usaram ele

pra começar a estudar deve ajudar mas acredito que o nível da prova é estupidamente alto para se restringir ao duolingo. É por isso que essa seleção tem um viés sócio-econômico evidente: 90% dos aprovados já traz uma bagagem de línguas que 99% da população nem sonha ser possível ter em tão tenra idade.

3 curtidas

Duolingo é bom pra criar o hábito de estudo de idiomas. Para muitos também é bom pra ter o primeiríssimo contato com o idioma.

Após 1 ano fazendo Duolingo todos os dias eu o abandonei completamente e não o recomendo pra ninguém. Cada lição tem uma pontuação e há um ranking de pontos, isso faz a dinâmica ser mais ligada a um jogo que ao seu aprendizado do idioma. Também não há muita liberdade no assunto que você irá estudar.

Hoje uso o babbel como plataforma de exercício de idiomas. Na minha opinião dá de 1000 a 0 no Duolingo.