Aviso de post longo.
Boa tarde, colegas e futuros diplomatas. Espero que estejam todos bem.
Sou novo na preparação para o CACD (estudo há apenas 1 mês), mas um dos meus principais interesses é o estudo de línguas estrangeiras. Além dos idiomas que caem na prova, atualmente estudo o mandarim e já tive contato com o russo, alemão, árabe e japonês. Diante disso, creio poder compartilhar algumas dicas que podem melhorar o aprendizado, vez que se trata de um dos piores desempenhos dos candidatos nas provas.
Primeiramente, gostaria de começar elencando o que NÃO se deve fazer ou utilizar:
-
Duolingo - Embora seja um dos aplicativos mais famosos para o estudo de idiomas, o Duolingo serve (na melhor das hipóteses) como um contato inicial com o idioma, mas não serve para aprofundamento ou para de fato aprender uma língua estrangeira, ainda mais no nível exigido pelo CACD. Recomendo que evitem usá-lo até mesmo no começo dos estudos;
-
Estudo incessante de gramática - Gramática é importante e de fato devemos estudá-la, principalmente em idiomas com uma gramática mais complicada feito o francês. O que quero dizer é que o foco não deve ser em quebrar a cabeça com regras gramaticais e passar o dia todo as estudando, mas sim focar em imersão e muita leitura. Com o tempo você vai absorver a forma correta de usar o idioma, podendo tirar dúvidas na gramática sempre que necessário.
Não se aprende um idioma pela gramática, pois além de não ser um método natural, o aprendizado fica muito mais lento e desestimulante (muito pode ser dito sobre esse tema, mas abaixo recomendarei nomes e canais que falam melhor sobre o assunto).
- Repetição - Repetir é importante, mas não comecem a ler um novo texto ou adquirir novos vocabulários apenas após decorar 100% do estudo anterior. Esse é um erro que vejo muitos usuários do Anki cometendo: ficam horas revisando flashcards, forçando o cérebro a lembrar determinado vocabulário e só continuando o aprendizado após decorar tudo. Não façam isso, é contraproducente ao extremo.
Por sinal, não passem horas no Anki: revisem poucos flashcards e não transformem o Anki em ferramenta principal de estudo.
-
Aprendizado de palavras isoladas - Adquirir vocabulário é importante, e eu diria ser o principal ponto no estudo de idiomas. Acontece que é comum ver pessoas estudando palavras isoladas, pegando listas de vocabulário e tentando decorar todos (misturando com o erro 3). Não é assim que devemos aprender novas palavras, mas sim em contexto: em textos, livros, artigos e assim por diante.
-
Ignorem os “níveis de idiomas”, isto é, classificações como A1, A2, B1, B2… Pode parecer tentador usar alguma dessas classificações para ter alguma noção de em que pé nos encontramos, mas não são métricas muito eficientes e podem até ser desestimulantes.
Pois então, o que fazer e quais ferramentas usar?
-
Leiam e ouçam bastante no idioma alvo - Dessa maneira vocês vão adquirir vocabulário de forma contextualizada e também absorver padrões e regras gramaticais. O foco deve ser em melhorar a compreensão no idioma e a aquisição de vocabulário.
-
Tratem o idioma com naturalidade - O que quero dizer com isso é que vocês vão errar, esquecer palavras e assim sucessivamente, mas tenham em mente que com o tempo (e com muita exposição ao idioma) vocês vão corrigindo esses erros de forma natural, tal qual uma criança ao aprender seu idioma nativo.
Exemplo do que não fazer nesse caso: ficar muito tempo preso no conteúdo básico do idioma, querendo dominar cada aspecto possível para formar uma “base sólida”. Lembrem-se das crianças aprendendo uma nova língua, elas aprendem naturalmente e frequentemente são expostas a vocabulário mais “avançado”.
- Estudem o idioma com conteúdos que vocês gostam - Sei que no CACD temos um edital para seguir e uma série de assuntos para dominar, mas busquem aprender um novo idioma consumindo materiais sobre assuntos que vocês gostam, isso deixa o estudo mais leve e não cria barreiras no aprendizado (se o conteúdo que vocês gostam é o mesmo que cai no CACD, como é o meu caso, melhor ainda!).
Ferramentas, sites, canais no YouTube…
Apps e sites que recomendo (evitarei detalhar cada um deles para poupar espaço). Não estão classificados em uma ordem de “melhor para pior” ou em prioridade de uso:
1- LingQ;
2- Cursos da Rocket Language ou da Innovative Language;
Canais e nomes:
Steve Kaufmann, Stephen Krashen, Loïs Talagrand, Xiaomanyc (é interessante para se motivar nos estudos), Iclal, Lucca Lampariello…
Enfim, pessoal… Muita coisa pode ser dita sobre esse assunto, mas espero que essas dicas e recomendações sejam de serventia para alguém. Qualquer coisa também podemos criar um grupo no WhatsApp com o foco no estudo de idiomas!