Aviso de post longo.
Boa tarde, colegas e futuros diplomatas. Espero que estejam todos bem.
Sou novo na preparação para o CACD (estudo há apenas 1 mês), mas um dos meus principais interesses é o estudo de línguas estrangeiras. Além dos idiomas que caem na prova, atualmente estudo o mandarim e já tive contato com o russo, alemão, árabe e japonês. Diante disso, creio poder compartilhar algumas dicas que podem melhorar o aprendizado, vez que se trata de um dos piores desempenhos dos candidatos nas provas.
Primeiramente, gostaria de começar elencando o que NÃO se deve fazer ou utilizar:
-
Duolingo - Embora seja um dos aplicativos mais famosos para o estudo de idiomas, o Duolingo serve (na melhor das hipóteses) como um contato inicial com o idioma, mas não serve para aprofundamento ou para de fato aprender uma língua estrangeira, ainda mais no nível exigido pelo CACD. Recomendo que evitem usá-lo até mesmo no começo dos estudos;
-
Estudo incessante de gramática - Gramática é importante e de fato devemos estudá-la, principalmente em idiomas com uma gramática mais complicada feito o francês. O que quero dizer é que o foco não deve ser em quebrar a cabeça com regras gramaticais e passar o dia todo as estudando, mas sim focar em imersão e muita leitura. Com o tempo você vai absorver a forma correta de usar o idioma, podendo tirar dúvidas na gramática sempre que necessário.
Não se aprende um idioma pela gramática, pois além de não ser um método natural, o aprendizado fica muito mais lento e desestimulante (muito pode ser dito sobre esse tema, mas abaixo recomendarei nomes e canais que falam melhor sobre o assunto).