Questão 50 item 4 - (História Mundial - 1a Fase - CACD 2024). Segundo historiadores e pensadores, a concepção de

Enunciado:

A ênfase, portanto, incide mais sobre o profundo do que sobre o rápido. Não surpreenderia ninguém que os extraordinários progressos tecnológicos da grande Revolução Industrial não fossem realizados da noite para o dia. Poucas invenções surgem maduras no mundo. Pelo contrário: precisa-se de uma série de pequenos grandes aperfeiçoamentos para que uma ideia se converta numa técnica.

David S. Landes. A riqueza e a pobreza das nações. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1998, p. 207 (com adaptações).

Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) os itens a seguir, relativos à Revolução Industrial e ao seu contexto histórico.

Texto do item:

Segundo historiadores e pensadores, a concepção de nacionalismo e, principalmente, de nação engloba a consideração da existência de uma comunidade imaginada com intrinsecamente limitada e, simultaneamente, soberana.

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Item certo!

A afirmação está correta. Historiadores e pensadores, especialmente Benedict Anderson, conceituam a nação como uma "comunidade imaginada" que é intrinsecamente limitada e simultaneamente soberana.

Segundo Anderson, em sua obra "Comunidades Imaginadas" (1983), as nações são imaginadas porque os membros de até mesmo a menor delas nunca conhecerão a maioria de seus compatriotas, não os encontrarão ou sequer ouvirão falar deles, mas todos compartilham a imagem de viver em comunhão.

Essa comunidade é limitada porque mesmo a maior das nações tem fronteiras finitas, além das quais existem outras nações. Não se imagina que uma nação tenha um escopo ilimitado que abarque toda a humanidade.

É também soberana porque o conceito de nação surgiu em uma época em que o Iluminismo e as revoluções democráticas questionavam a legitimidade dos regimes monárquicos absolutos e reivindicavam a soberania popular. A nação, portanto, passou a ser vista como detentora do poder soberano, livre de submissões externas.

No contexto do século XIX, conforme apresentado nos textos, o nacionalismo ganha força como movimento que busca a unificação e independência de povos com língua, cultura e história comuns. Instituições estatais, como a educação pública e o serviço militar, foram cruciais na construção dessa identidade nacional, promovendo a ideia de pertencimento a uma comunidade nacional distinta e unificada.

Portanto, a concepção de nacionalismo e de nação envolve, sim, a ideia de uma comunidade imaginada, que é intrinsecamente limitada em suas fronteiras e simultaneamente soberana em relação a outros poderes. A afirmação reflete adequadamente essa compreensão teórica amplamente aceita nos estudos históricos e sociológicos sobre o nacionalismo.


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