Questão 52 item 2 - (História Mundial - 1a Fase - CACD 2024). As transformações técnicas e dos modos de vida que

Enunciado:

Por volta do final de abril, tudo se agravara. A fermentação transformara-se em fervura. Desde 1830, aqui e ali ocorriam pequenas rebeliões parciais, rapidamente sufocadas, mas recorrentes, sinal de vasta conflagração subjacente. Algo terrível incubava. Entreviam-se os lineamentos ainda mal distintos e poucos claros de uma possível revolução. Victor Hugo. Os miseráveis. São Paulo: Martin Claret, 2014, p. 884

Considerando o contexto histórico em que se insere o fragmento de texto precedente, julgue (C ou E) os itens seguintes, relativos a acontecimentos da história contemporânea.

Texto do item:

As transformações técnicas e dos modos de vida que caracterizaram o período da Revolução Industrial entre 1875 e 1890 favoreceram o crescimento de correntes políticas apoiadas na democracia das massas que, adiante, no século XX, estiveram integradas tanto ao nacionalismo, característico do liberalismo conservador, quanto ao socialismo.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Item correto!

A afirmativa está correta, pois reflete adequadamente a relação entre as transformações técnicas e sociais ocorridas durante o período da Segunda Revolução Industrial (aproximadamente entre 1870 e 1914) e o crescimento de correntes políticas baseadas na democracia de massas, que posteriormente se integraram tanto ao nacionalismo quanto ao socialismo no século XX.

Análise detalhada:

  1. Transformações técnicas e modos de vida (1875-1890):

    • Segunda Revolução Industrial: Nesse período, conhecido como Segunda Revolução Industrial, houve avanços tecnológicos significativos, como a eletricidade, a produção em massa, novos processos químicos e siderúrgicos, além da expansão das ferrovias e dos telégrafos.
    • Mudanças socioeconômicas: Essas inovações levaram a um crescimento industrial acelerado, urbanização intensa e mudanças nos modos de vida. A população rural migrou em massa para os centros urbanos em busca de trabalho nas indústrias, aumentando significativamente a classe operária.
  2. Crescimento de correntes políticas apoiadas na democracia das massas:

    • Participação política das massas: As condições de vida dos trabalhadores urbanos e industriais fomentaram o surgimento de movimentos que buscavam maior participação política e melhores condições sociais e trabalhistas.
    • Sindicatos e partidos políticos de massa: Nesse contexto, surgiram e se fortaleceram sindicatos e partidos socialistas e social-democratas que defendiam o sufrágio universal, direitos trabalhistas e políticas de bem-estar social.
  3. Integração ao nacionalismo e ao socialismo no século XX:

    • Nacionalismo: Muitos desses movimentos passaram a incorporar o nacionalismo em suas agendas, especialmente à medida que as nações buscavam afirmar sua identidade e poder no cenário internacional. O nacionalismo tornou-se uma característica também do liberalismo conservador, que buscava preservar a ordem social e os interesses nacionais.
    • Socialismo: Paralelamente, os movimentos operários e socialistas ganharam força, culminando em revoluções como a Revolução Russa de 1917. O socialismo, em suas diversas vertentes (socialismo democrático, comunismo), tornou-se uma ideologia central para muitos partidos políticos que emergiram das lutas operárias do final do século XIX.
    • Democracia das massas: A ampliação do sufrágio e a inclusão de amplos setores da população no processo político transformaram a democracia, passando de um sistema limitado a elites para uma democracia de massas.

Conclusão:

As transformações tecnológicas e os novos modos de vida no período da Segunda Revolução Industrial criaram as condições para o surgimento e fortalecimento de movimentos políticos baseados na mobilização das massas. Esses movimentos, buscando responder às demandas de uma nova classe trabalhadora e a um mundo em rápida mudança, integraram-se a ideologias como o nacionalismo — muitas vezes associado ao liberalismo conservador que buscava preservar a ordem estabelecida — e o socialismo, que propunha uma transformação radical da sociedade.

Assim, a afirmativa reflete corretamente as dinâmicas históricas do período em questão, estando, portanto, CORRETA.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.