Questão 8 item 4 - (Português - 1a Fase - CACD 2024). No segundo período do terceiro parágrafo, estão co

Enunciado:

Quando os jornais anunciaram para o dia 1.° deste mês uma parede de açougueiros, a sensação que tive foi muito diversa da de todos os meus concidadãos. Vós ficastes aterrados; eu agradeci o acontecimento ao céu. Boa ocasião para converter a cidade ao vegetarianismo.

Não sei se sabem que eu era carnívoro por educação e vegetariano por princípio. Criaram-me a carne, mas carne, ainda carne, sempre carne. Quando cheguei ao uso da razão e organizei o meu código de princípios, incluí nele o vegetarianismo; mas tarde para a execução. Fiquei carnívoro. Era a sorte humana; foi a minha. Não importa, o homem é carnívoro.

Deus, ao contrário, é vegetariano. Para mim, a questão do paraíso terrestre explica-se clara e singelamente pelo vegetarianismo. Deus criou o homem para os vegetais, e vegetais para o homem.

Enfim, chegou o dia 1.° de março; quase todos os açougues amanheceram sem carne. Chamei a família; com um discurso mostrei-lhe que a superioridade de vegetais sobre o animal era tal, que não devíamos aproveitar a ocasião e só adotar o 2.° fecundo princípio vegetariano. Ervas, ervas daninhas, quem sabe não há sangues vegetais, em vez das plantas, que não berram nem esperneiam, quando lhes tiram a vida. Convenci a todos; não tivemos almoço nem jantar, mas dois banquetes. Nos outros dias a mesma coisa.

O vegetarianismo é pois tão simples. Os vegetarianos não se lamentam porque têm o sangue. Eu não me dou por apostólico diante desta grande doutrina. Creio até que os temos aqui, anteriores à grande revolução que hoje aproximação! — no próprio conselho municipal. Só assim explico a nota jovial que entra em alguns debates sobre assuntos graves e gravíssimos.

Machado de Assis. Carnívoros e vegetarianos. In: A Semana, 1891 (com adaptações).

Ainda com base no texto V, julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos a seus aspectos morfossintáticos e semânticos.

Texto do item:

No segundo período do terceiro parágrafo, estão coordenados um adjetivo, “clara”, que qualifica o termo “questão”, e um advérbio, “singelamente”, que exprime o modo como se dá a ação de explicar no contexto em questão.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Item errado.

No segundo período do terceiro parágrafo, as palavras "clara" e "singelamente" funcionam como advérbios que modificam o verbo "explica-se", indicando a maneira pela qual a questão se esclarece no contexto. Embora "clara" seja originalmente um adjetivo, nesse caso específico, ela é usada em função adverbial, assim como "singelamente". Ambas estão coordenadas pela conjunção "e", formando uma locução adverbial que expressa o modo da ação de explicar. Portanto, "clara" não qualifica o termo "questão", mas compõe, juntamente com "singelamente", a expressão adverbial que modifica o verbo. Dessa forma, a afirmação está incorreta.

Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.