A primeira operação de manutenção da paz criada pela ONU

Estou refazendo as provas do CACD e fiquei confuso com a questão 22 do TPS de 2018 (link: (https://www.cursocacd.com/_files/ugd/06e458_6b445fa2c6d54bc5801d9555e82e1c2e.pdf)).

A questão afirma que “a primeira operação de manutenção da paz foi criada pela ONU em 1956 para monitorar o cessar-fogo entre Egito e Israel na Crise do Suez.” (veja o enunciado abaixo) No entanto, em todo lugar, encontro que a primeira missão de paz da ONU foi a UNTSO, criada em 1948, para supervisionar o cessar-fogo no conflito árabe-israelense.

Essa afirmação da prova está correta? Há alguma diferença conceitual entre “missão de paz” e “operação de manutenção da paz” que justifique essa data de 1956?

Enunciado da prova: A primeira operação de manutenção da paz foi criada pela ONU em 1956 para monitorar o cessar-fogo entre Egito e Israel na Crise do Suez. O Brasil participou dessa operação de paz, que se restringiu ao componente militar

Oi, anônimo, isso é um grande problema, o melhor é estar com os argumentos prontos para defender tanto que a primeira missão foi a UNTSO quanto a UNEF I, mas como você pode observar pelos comentários nesta questão, me parece bem mais fácil defender que a primeira foi em 1948, a própria ONU entende dessa maneira. Alguns autores, entretanto, entendem que foi apenas na UNEF I que a instituição “Missão de Paz” adquiriu robustez suficiente para ser separada como algo diferente daqueles mandatos contigentes, improvisados, de 1948 e 1949.