Enunciado:
Considerando os inúmeros aportes do direito internacional público em prol da evolução da humanidade e de seu avanço civilizatório, julgue os itens subsequentes.
Texto do item:
Prévia à celebração do Tratado de Assunção, de 1991, a Declaração do Iguaçu, de 1985, deu forma jurídica à reaproximação Brasil–Argentina, conduzindo à criação do MERCOSUL.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: C
A Ata (Declaração) de Iguaçu, firmada por Brasil e Argentina em 1985, marcou juridicamente o início do processo de aproximação entre os dois países. Ela estabeleceu bases para cooperação econômica e política que, pelos instrumentos subsequentes (PICAB-1986, Tratado de Integração e Cooperação-1988), evoluíram até o Tratado de Assunção de 1991, ato fundador do MERCOSUL. Portanto, é correto afirmar que a Declaração do Iguaçu antecedeu e preparou o caminho que levou à criação do bloco.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.
Deu forma jurídica? Mesmo sendo uma Declaração, pode-se dizer que deu forma jurídica??
Pensei exatamente a mesma coisa e marquei errado. Para mim, a declaração era de natureza política, não jurídica.
Gabarito: CERTO - A Declaração de Iguaçu de 1985 aproximou o Brasil e Argentina e conferiu as bases para o adensamento da cooperação internacional entre esse 02 países, o que resultou na adoção do Tratado de Assunção de 1991, responsável por surgimento do MERCOSUL. A assertiva não afirma que a Declaração de Iguaçu de 1985 é um tratado. De fato, pode ser considerada integrante do “soft law” e, portanto, o referido documento encontra respaldo em uma forma jurídica admitida pelo Direito Internacional (embora não tenha natureza vinculante).
1 curtida