Enunciado:
Estruturas sociais e políticas criadas no período colonial e mantidas em grande parte pelo regime monárquico não foram combatidas pela elite oligárquica republicana que ajudou a derrubar a Monarquia, pois, em grande parte, ela mesma se beneficiava dessas estruturas arcaicas.
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens subsequentes, acerca do processo histórico brasileiro relativo à colonização, ao Império e à República.
Texto do item:
O 15 de Novembro de 1889 foi um golpe de Estado conduzido por militares, os quais, desprovidos de uma base social que lhes desse sustentação política, foram alijados do poder nos primeiros anos do regime republicano.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: E
Embora o 15 de novembro de 1889 tenha sido, de fato, um golpe de Estado liderado por oficiais do Exército, esses mesmos militares permaneceram no comando do novo regime durante seus primeiros anos. O período 1889-1894 é justamente chamado de República da Espada, pois teve dois presidentes-generais (Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto) e forte tutela castrense sobre a vida política. O afastamento dos militares do posto presidencial só ocorreu em 1894, com a eleição do civil Prudente de Morais, e mesmo assim a instituição continuou influente. Portanto, a segunda parte da assertiva é incorreta, tornando o item ERRADO.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.
Alguns tantos problemas aqui:
- O golpe foi civil-militar, e não apenas militar.
- Os militares tiveram base social de sustentação política - da classe média ao próprio PRP.
- Os militares continuaram influentes na Primeira República, retornando ao poder pela via eleitoral com Hermes da Fonseca.