(CACD 2025) item 56 - (História do Brasil). Os institutos de aposentadoria e pensões foram fun

Enunciado:

Em relação ao governo Vargas (1930–1945), julgue os itens subsequentes.

Texto do item:

Os institutos de aposentadoria e pensões foram fundados ainda no governo provisório de Vargas como forma de unificar o sistema de previdência social, sob a gestão do recém-criado Ministério do Trabalho.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Gabarito sugerido: C
Durante o Governo Provisório (1930-1934), Getúlio Vargas instituiu o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (nov. 1930) e, sob sua tutela, iniciou a substituição das antigas Caixas de Aposentadoria e Pensões pelas primeiras entidades mais centralizadas: os Institutos de Aposentadoria e Pensões (o IAP dos Marítimos em 1933, seguido do IAP dos Comerciários em 1934). A criação desses institutos pretendia racionalizar e padronizar o sistema de previdência, ainda que por categorias profissionais, constituindo passo importante para a unificação posterior. Portanto, a afirmativa está correta.


Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.

Esse item foi dado como ERRADO no gabarito da banca. Alguém sabe se cabe recurso?

Sim, na live da prof Claudia Viscardi, ela comentou que poderia caber recurso. Porém, pode ser que não mudem.

Os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) foram, de fato, criados no governo provisório de Vargas (1930-1934). Contudo, a previdência social não foi unificada.

O objetivo era de estender a previdência social para outras categorias profissionais; cada IAP era responsável por uma categoria específica de trabalhadores e tinha suas próprias regras para aposentadoria, pensão e demais benefícios, além de uma estrutura administrativa própria.

Apenas na década de 1960 houve a unificação dos IAPs.
Mais precisamente pelo Decreto-Lei nº 72 de 1966 (ainda em vigor) que:
“Unifica os Institutos de Aposentadoria e Pensões e cria o Instituto Nacional de Previdência Social.”
“Art 1º Os atuais Institutos de Aposentadoria e Pensões são unificados sob a denominação de Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).”

Fonte: https://www.infraprev.org.br/a-historia-da-previdencia-no-brasil/
Del 72

1 curtida