Canetas para a terceira fase

Qual caneta vocês usam para escrever as questões discursivas?

Eu testei várias, incluindo a queridinha Muji. Em um primeiro momento, buscava a caneta mais com ponta mais fina e que “deslizasse” melhor no papel. O objetivo era conseguir aumentar o número de palavras escritas por linhas. Passei de 12 para 18 palavras por linha.

Resolvi um problema (conteúdo), mas criei outro (tempo).

Conseguindo colocar mais palavras por linha, passei a escrever textos muito mais longos, ainda que dentro do limite de linhas da questão. Como consequência, passei a ter dificuldade para terminar as questões no tempo (1h20 para questões de 90 linhas e 40min para questões de 60).

Tive de abrir mão das canetas com ponta muito fina. Passei a privilegiar canetas mais confortáveis, que deslizassem bem no papel e que não tivessem a ponta muito grossa. Comprei a Uni-Ball Lakubo 1.4 mm para fazer a terceira fase de 2023.

Minha meta para 2024 é começar um curso de caligrafia, para conseguir tornar a minha letra mais legível, além de conseguir escrever mais rápido com menos fatiga.

E você, qual caneta você usa?

6 curtidas

Boa tarde, Romeu! Tudo bem? Obrigada por compartilhar sua experiência! Você poderia indicar onde comprar a caneta Muji que você mencionou? Vi em muitos sites, mas não sei ao certo qual escolher. Obrigada!

fiquei curioso também,
eu uso bic, compact e faber castell,aquelas comuns. Já tentei usar uma tinteiro ponta fina, excelente para escrever, mas a que tenho é muito molhada e fez um borrão no caderno, aí tive medo de usar na folha oficial.

Com as novidades deste edital eu vou arrumar umas canetas ponta fina como a muji, me parece que agora temos de aproveitar o espaço o máximo possível, temos mais tempo e menos linhas, olha só.

Esta é a primeira prova que eu tenho alguma mínima chance de sucesso, então no ano passado eu nem estava ligando muito para a letra na terceira fase, escrevi cerca de 10-12 por linha. Agora, há um mês treinando discursivas diariamente, cheguei a 16/linha com uma letra aceitável usando bic do bazar. Conforme a gente vai ficando mais competitivo acho que vale a pena pensar nessa dimensão de palavra/linha e caneta.

Eu não sei se posso colocar o link aqui, mas no aliexpress tem um vendedor com 2000+ vendas de caneta muji, parece ser legítimo ou pelo menos usar as máquinas e peças utilizadas na fabricação das originais. Bem mais baratinho que os preços absurdos da amazon.

Augusto, comprei algumas canetas da muji pela shopee com vendedores nacionais. Só é bom se ligar que elas tem refil… quando comprei pela primeira vez, não sabia. Aí acabei gastando um pouquinho mais.

3 curtidas