Vocês já deram uma olhada nas provas de terceira fase do último CACD? Como fazem para estudar o que foi cobrado nessa etapa?
No meu caso, nos anos em que não fui à terceira fase, sempre gostei de dar uma olhada no que foi cobrado em cada matéria, logo após as provas. Assim eu pude conferir meus cadernos e ver como estavam minhas anotações… elas eram suficientes para resolver aquele tipo de questão? Se sim… esperava sair o guia para ler as melhores respostas e acrescentar alguma informação nova. Caso contrário, já buscava o padrão de respostas da banca e materiais que pudessem reforçar meus fichamentos.
Quanto às línguas, sempre li os textos utilizados para os resumos, destacando vocabulário desconhecido e treinei as versões, utilizando os padrões como parâmetro de correção.
sim, mas como esperado, eu fiquei surpreendido.
o gabarito sempre me surpreende, pois relaciona aspectos que geralmente não considero quando faço a prova em casa
o que eu faço com as provas anteriores é geralmente destacar os tópicos abordados nelas nos meus cadernos virtuais, e, caso não tenham sido abordados, eu os adiciono
também gosto de criar uma correlação entre as pistas fornecidas no enunciado para ter uma ideia do que deveria ser mencionado na resposta. No meu caso específico, o que eu tenho visto com frequência é que eu até domino o conteúdo que está sendo abordado mas não consigo escrever uma resposta que encaixe bem com o padrão. A minha resposta geralmente vai para uma outra direção.
A questão 1 de direito desse CACD me chamou atenção porque o enunciado falou muito genericamente que o candidato deveria abordar o princípio da boa-fé, sendo que o padrão de resposta - ou gabarito - dizia que o candidato deveria abordar que o princípio estava na carta das nações unidas e era anterior ao reconhecimento da CVDT. Nessa jornada, ainda não consigo deixar de enxergar o padrão de respostas como uma loteria.
Gosto de estudar com o Espelho de resposta fornecido pela banca e comparando as melhores repostas do guia dos aprovados. Mas acho que vai demorar ainda para sair o de 2023…