Como não se desmotivar durante o estudo?

Pessoal, como vocês fazem para se manter motivado?

Eu comecei a estudar não faz muito tempo e eu tenho amado aprender coisas novas! Porém quando eu paro para pensar no tempo de aprovação (que ta em média 5 anos) isso me desmotiva um pouco.

Para vocês que já estão mais tempo nesse ciclo, como faz para não desanimar?

Sinceramente? Acho que tudo depende do quanto você quer ingressar na carreira, porque, realmente, o custo é alto e é um processo longo, embora seja divertido estudar para o CACD. Penso que o jeito é tornar o caminho o mais leve o possível.

O ideal é que você comece a estudar ainda na faculdade, como eu, que desde o meu segundo ano na faculdade no Largo São Francisco comecei a estudar. Porém, cometi um erro: não fiz questões desde o princípio. Fica o conselho para você.

1 curtida

O problema é pela idade.

Eu tenho 28, então comecei a estudar bem tarde, isso desmotiva um pouco.

1 curtida

28 anos são os novos 18 rsrsrsrs
pelo menos pra geração Tanguy é assim.

A média de idade no ingresso flutua ao redor de 28, se entrarmos com 32, 33, não há porque se desesperar. Também tenho 28 e estou a meio do caminho na minha preparação.

Eu sempre tive um determinação meio maluca, acho que isso é um elemento, mas também disponho de algum privilégio financeiro, além do apoio da família e amigos. Isso facilita bastante para mim, infelizmente é algo raro.

O elemento social é provavelmente o que mais me mantém motivado, a percepção de melhora e de maior erudição também é muito legal. Estudar para o CACD tem feito com que eu tenha muito mais o que falar, do bar às reuniões de partido.
Encontrar um círculo social no qual vc possa usar seu conhecimento me parece uma das melhores fontes de motivação. Entrar em algum grupo de estudos na faculdade de RI da sua universidade, coisa da sorte. Tu podes usar esse conhecimento e prática de escrita pra conseguir uma coluna em algum jornal também, algo como o Filipe Figueiredo fez. Acho que estes são meus dois centavos.

4 curtidas

É muito bizarro, porque o primeiro curso que eu fiz na vida foi de comex, então sempre gostei muito dessa área mais internacional e tal. Mas a vida me levou para outro caminhos.

Dai hoje, com 28 anos, com um carreira mais consolidada (fora do âmbito de relações internacionais), me vejo estudando para o CACD.

O que me pega as vezes é: será que não estou fazendo uma loucura querendo trocar de área aos 28 anos? Mesmo que diplomacia seja algo que eu goste bastante.

1 curtida

Honestamente eu não vejo loucura nenhuma! Principalmente pensando que você não está trocando uma carreira consolidada por uma aposta desvairada, a carreira diplomática realmente leva tempo para ser alcançada, mas no momento da sua aprovação o seu futuro já está “resolvido” com estabilidade e uma remuneração confortável.

Eu tenho 24 anos, vim do Direito e sempre fiquei um pouco perdido nos vários caminhos que o curso oferece. Sempre tive um carinho pela diplomacia e entendo que este processo todo possa ser sofrido, principalmente porque exige muito, mas as garantias que a carreira oferece e imaginar um futuro com tamanha estabilidade me motiva a seguir!

1 curtida