Eu sou tecnologa em comex e estou estudando (comecei a estudar agora), se vc ja tiver alguma familiaridade com as matérias (direito, dip, economia etc) os estudos nao sao tao difíceis
Bom dia, Yan, td certo?
Eu não acho que curso algum favoreça de maneira significativa a aprovação. Meu curso, ciências sociais, me preparou pra estudar a política e contexto de anaxágoras ou as relações de trabalho do precariado urbano paulista, coisa do tipo.
Os amigos das relações internacionais talvez tenham, sei lá, 10% de ‘vantagem’ no início - além de estudarem temas quentes já na graduação, eles também costumam ter a cultura do prédio de prestarem o certame todo o ano, essa cultura do instituto talvez seja mais relevante que o próprio curso no sentido de aumentar a pontuação média deles.
Com raras exceções, todos vão trilhar o mesmo caminho, 1.5 ano pra esgotar o edital e mais 3.5 anos, em média, de treino de escrita, revisão e leitura. A média de tempo de aprovação está ascendente chegou a cinco anos pela primeira vez - o volume de estudos que vc vai precisar fazer pro CACD excede, em muito, aquilo que se estuda pra maioria dos cursos superiores.
Oi Yan. Tudo bem? Eu sou advogada e entendo que não existe privilégio pois o que pode ser fácil ou conhecido para uns, pode parecer difícil para outros, independente da sua formação. Não se limite por essa crença de achar que vc tem menos condições por causa de um curso ou outro que vc cursou. Estamos todos no mesmo caminho. Todos temos, guardadas as proporções, as mesmas dificuldades. O que importa é baixar a cabeça e estudar. Um abraço.