Bom dia, gente.
Sei que temos um tópico anterior sobre “treinamento de questões objetivas”, mas o que gostaria de sabe/compartilhar é um pouco diferente.
No caso, queria entender como vocês sabem que está na hora de começar a treinar questões.
Vocês resolvem após concluírem os tópicos? Usam as questões para revisar o conteúdo estudado ou para aprofundá-lo?
Quanto às discursivas, quando sabem o momento para começar a treinar? Sei que tem muita gente que apenas treina discursivas quando a aprovação na primeira fase está garantida, mas aí o risco de ter um desempenho inferior ao esperado é grande…
No meu caso, gosto de resolver questões objetivas quando finalizo um tema do edital. Sigo, mais ou menos, o esquema do livro do Portela: leio o assunto, depois faço questões sobre o tema para fixar.
Quando encontro questões que são boas para revisar (como as questões que possuem conceitos ou boas explicações sobre um tema difícil), coloco em um doc/ficha para olhar novamente no futuro.
Acaba que aprendo muita coisa nova, então as questões acabam valendo como um “aprofundamento”. Quando vejo infos novas em questões, agrego ao meu caderno.
Geralmente, antes da primeira fase, começo a fazer baterias de questões. Não sou muito metódica aqui… Sei de gente que faz simulados sequenciais (às vezes 1 simulado por dia), mas meu método envolve resolver todos os itens relacionados a um tópico por vez.
Por exemplo: na segunda vou revisar 1/3 do edital de economia e direito internacional. Aí leio esses temas nos meus cadernos e faço todos os itens relacionados à esses tópicos (pouco organizado, eu sei). Às vezes resolvo 200 itens em um dia. Às vezes resolvo mais (e acabo perdendo lazer etc, mas vejo tudo).
Passada a primeira fase, começo a treinar as discursivas. Geralmente, foco mais em revisar o conteúdo e entender como ele é cobrado. Aí volto nos cadernos e leio os guias dos aprovados.
Em línguas, entendo que treinar é essencial, ainda mais porque em PT e Inglês a estrutura e o encadeamento das ideias pesam na nota… mas nas demais, sinto que ter muita informação e conseguir colocar tudo no papel me dá notas maiores. O desafio é estudar com discursivas ao longo do ano, não apenas nos momentos finais.
Sei que meu método é pouquíssimo organizado
Queria conhecer o de vocês para pensar em como melhorar
Tais, eu estou no começo da preparação, então pode ser que esteja fazendo tudo errado, mas eu gosto de treinar as questões logo de começo.
Ex. Eu faço o exercício do tópico antes de estudar sobre o assunto, assim eu já verifico o que eu sei e o que não, dai assisto as aulas, leio os livros e quando termino o tópico, eu faço o exercício novamente para ver o que eu consegui pegar de informação.
Não sei se é a forma mais efetiva, mas é o que tem funcionado para mim. Assim eu consigo já ter noção do meu desempenho.
Eu comecei a me preparar em agosto/setembro de 2022 e neste primeiro ano eu resolvia questões objetivas antes das revisões, depois eu reconstruia o fichamento focando nas coisas que eu errei
Como a Tais, a cada novo tema de revisão eu tentava esgotar as questões objetivas relacionadas, mas acho que nunca consegui fazer duzentas.
Só fui treinar questões discursivas depois de ter sido aprovado na primeira fase de 23, o que complicou bastante minha vida, nem tanto na segunda fase, mas na terceira.
Na corrida deste ano eu deixei de fazer questões do TPS, só tenho feito discursivas.
A cada tema revisado eu faço uma questão antes de ler o fichamento e corrijo essa questão depois da leitura, depois confiro que preenchi todos os requisitos de avaliação, em caso negativo eu edito o fichamento pra incluir o que faltou.
Vou treinar as objetivas só em simulados a partir da publicação do edital.
Augusto, esse ano estou com o tempo bem corrido por causa do trabalho, então vou deixar para treinar as objetivas bem na véspera do TPS também. Como o que tem me derrubado é línguas, pretendo direcionar os estudos para essas disciplinas e deixar para revisar todo o conteúdo lá pra abril. É meio arriscado? Talvez… Mas quando o tempo é curto, temos que analisar bem o custo de oportunidade de cada decisão, e línguas acaba sendo a disciplina que vejo os melhores retornos…
Oi, Taís!
Particularmente, estou em processo de re-re-re-otimização. Na verdade, venho usando as questões pra encontrar burcaos nos meus cadernos e crio flashcards tanto pra as questões em si quantos para os principais conceitos que tem nelas. Deixo os meus algoritmos decidirem a hora de revisar cada uma, mas vou por tópico do edital também.
As discursivas eu tento fazer brainstorms pra não ocupar muito tempo (embora eu precise dedicar mais tempo à escrita em si de respostas longas em tempo curto) e também uso os padrões de resposta como ponto de partida pra aprofundamento/tapar buracos.
Nesse período em que ainda não temos o edital, sempre gostei de fazer o curso de aprofundamento do Clipping, porque os professores sempre elaboram questões inéditas sobre os principais tópicos que costumam ser cobrados na prova. Assim, consigo praticar e ainda revisar.
Depois da publicação do edital, eu faço um TPS passado por semana. Faço no sábado ou no domingo. Durante a semana seguinte, reviso todos os itens que errei, tentando entender o porquê de ter errado e, se necessário, voltando aos meus cadernos para revisar aquele tópico. Faço uns 6-8 TPS.
Depois da primeira fase, foco em fazer cursos intensivos de questões discursivas.