Treinamento de questões objetivas

Pessoal, tenho uma dúvida em relação ao treinamento com as questões objetivas para a primeira fase. Vocês costumam estudar o conteúdo primeiro e depois resolver questões? Ou daria para fazer as duas coisas de forma concomitante?
Outra dúvida que tenho é sobre resolver questões de outras bancas, como FGV, por exemplo. Vale a pena para matérias que são muito cobradas em outros concursos, como português, direito, inglês e economia?

2 curtidas

A resolução de questões é uma parte muito importante da preparação, mas não acho que é proveitoso, no início dos estudos, fazer questões objetivas sobre temas que ainda não foram estudados. Você vai aproveitar mais se estudar um conteúdo X e, depois, fazer questões sobre esse conteúdo. Depois de fazer as questões e conferir o gabarito, é importante analisar os itens que você errou, para ver o que foi falta de atenção e o que representa uma lacuna nos seus estudos. Aqui, o resultado deve ser usado como um diagnóstico. Por exemplo: fez 10 itens sobre Revolução Francesa, mas acertou 7. Os três itens errados são referentes ao período da Convenção Jacobina. Nesse caso, é preciso voltar no seu caderno, na parte de Revolução Francesa, e revisar a parte de Convenção Jacobina. Quer ser ainda mais efetivo? Faça flashcards sobre os itens que você errou, ou adicione esses itens no seu caderno, como exemplos de conteúdo que você tem de ficar mais atento. Sobre a resolução de questões de outras bancas, isso é algo que eu nunca fiz.

3 curtidas

Só complementando o Romeu, que deu um ótimo caminho para lidar com as resoluções de questões (é como faço também). Acredito que fazer questões de outras bancas seja interessante, mas depois que foram esgotadas as questões específicas do CACD. Isso só vai acontecer depois de muito tempo, depois de muitos flashcards específicos do CACD, e talvez não para todas as disciplinas/itens do edital. Estou escrevendo isso porque há itens no edital que tem poucas questões, e acho, sim, interessante ir para outras boas bancas. Mas vai de cada um, né? Se a pessoa passar no primeiro ou segundo ano de estudo, acho difícil acontencer essa passagem para outras bancas. Mas, depois disso, depois de um tempo, acredito que essa avanço pode acontecer, e pode ser produtivo.

2 curtidas

Você tem razão, Adriano. Realmente, acho que a resolução de questões de outras bancas/concursos pode ajudar sobretudo no estudo de economia. O desafio é saber identificar quais itens/questões cobram níveis de conhecimento parecidos com o do CACD. Vale dar uma conferida nas provas da ANPEC.

2 curtidas