Questão 7 item 4 - (Português - 1a Fase - CACD 2024). No segundo período do primeiro parágrafo, os eleme

Enunciado:

Quando os jornais anunciaram para o dia 1.° deste mês uma parede de açougueiros, a sensação que tive foi muito diversa da de todos os meus concidadãos. Vós ficastes aterrados; eu agradeci o acontecimento ao céu. Boa ocasião para converter a cidade ao vegetarianismo.

Não sei se sabem que eu era carnívoro por educação e vegetariano por princípio. Criaram-me a carne, mais carne, ainda carne, sempre carne. Quando cheguei ao uso da razão e organizei o meu código de princípios, incluí nele o vegetarismo; mas era tarde para a execução. Fiquei carnívoro. Era a sorte humana; foi a minha. Não importa, o homem é carnívoro.

Deus, ao contrário, é vegetariano. Para mim, a questão do paraíso terrestre explica-se clara e singelamente pelo vegetarismo. Deus criou o homem para os vegetais, e vegetais para o homem.

Enfim, chegou o dia 1.° de março; quase todos os açougues amanheceram sem carne. Chamei a família; com um discurso mostrei-lhe que a superioridade do vegetal sobre o animal era tão grande, que deviámos aproveitar a ocasião e adotar o são e fecundo princípio vegetariano.
Ervas, ervas santas, puras, em que não há sangue; todas as variedades das plantas, que não berram nem esperneiam, quando lhes tiram a vida.Convenci a todos; não tivemos almoço nem jantar, mas dois banquetes. Nos outros dias a mesma cousa.

O vegetarismo é pai dos simples. Os vegetarianos não se batem; têm horror ao sangue. Eu não me dou por apostólo único desta grande doutrina. Creio até que os temos aqui, anteriores à mim, e, - singular aproximação! - no próprio conselho municipal. Só assim explico a nota jovial que entra em alguns debates sobre assuntos graves e gravíssimos.

Machado de Assis. Carnívoros e vegetarianos. In: A Semana, 1892 (com adaptações).

No que diz respeito aos aspectos morfossintáticos e semânticos do texto V, julgue (C ou E) os seguintes itens.

Texto do item:

No segundo período do primeiro parágrafo, os elementos da coordenação assindética estão ligados, semanticamente, com base em uma noção de contraste.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

Resposta: CERTA

No segundo período do primeiro parágrafo do texto, encontramos a seguinte construção:

“Vós ficastes aterrados; eu agradeci o acontecimento ao céu.”

Analisando esse período, podemos identificar que há uma coordenação assindética, ou seja, uma coordenação entre orações sem o uso de conjunção coordenativa (como "e", "mas", "ou"). Nesse caso, as duas orações estão separadas por um ponto e vírgula, caracterizando a coordenação assindética.

As orações coordenadas são:

1. "Vós ficastes aterrados";
  2. "Eu agradeci o acontecimento ao céu."

Ligação semântica baseada no contraste:

As duas orações expressam reações opostas ao mesmo evento. Enquanto o sujeito "vós" (vocês) ficou aterrado (com medo, assustado), o sujeito "eu" expressa agradecimento ao céu pelo acontecimento. Esse contraste destaca a diferença de sentimentos e atitudes entre o narrador e os demais concidadãos.

Portanto, os elementos da coordenação assindética estão ligados semanticamente por uma noção de contraste, evidenciando posições antagônicas em relação ao mesmo fato.

Explicação didática:

• Coordenação Assindética: É a ligação entre orações ou termos de mesma função sintática sem o uso de conjunções coordenativas. A separação geralmente é marcada por vírgula, ponto e vírgula ou dois-pontos.

• Noção de Contraste: É uma relação semântica em que se comparam elementos opostos ou diferentes entre si, destacando suas divergências.

No contexto do texto, o autor utiliza essa estrutura para enfatizar como sua reação diverge da dos outros cidadãos. Enquanto a maioria ficou preocupada com a "parede de açougueiros", o narrador viu nisso uma oportunidade positiva para promover o vegetarianismo.

Conclusão:

A afirmação está correta, pois, no segundo período do primeiro parágrafo, os elementos da coordenação assindética estão, de fato, ligados semanticamente por um contraste entre as reações do narrador e de seus concidadãos.

Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.