Questão 8 item 1 - (Português - 1a Fase - CACD 2024). No terceiro período do último parágrafo, emprega-s

Enunciado:

Quando os jornais anunciaram para o dia 1.° deste mês uma parede de açougueiros, a sensação que tive foi muito diversa da de todos os meus concidadãos. Vós ficastes aterrados; eu agradeci o acontecimento ao céu. Boa ocasião para converter a cidade ao vegetarianismo.

Não sei se sabem que eu era carnívoro por educação e vegetariano por princípio. Criaram-me a carne, mas carne, ainda carne, sempre carne. Quando cheguei ao uso da razão e organizei o meu código de princípios, incluí nele o vegetarianismo; mas tarde para a execução. Fiquei carnívoro. Era a sorte humana; foi a minha. Não importa, o homem é carnívoro.

Deus, ao contrário, é vegetariano. Para mim, a questão do paraíso terrestre explica-se clara e singelamente pelo vegetarianismo. Deus criou o homem para os vegetais, e vegetais para o homem.

Enfim, chegou o dia 1.° de março; quase todos os açougues amanheceram sem carne. Chamei a família; com um discurso mostrei-lhe que a superioridade de vegetais sobre o animal era tal, que não devíamos aproveitar a ocasião e só adotar o 2.° fecundo princípio vegetariano. Ervas, ervas daninhas, quem sabe não há sangues vegetais, em vez das plantas, que não berram nem esperneiam, quando lhes tiram a vida. Convenci a todos; não tivemos almoço nem jantar, mas dois banquetes. Nos outros dias a mesma coisa.

O vegetarianismo é pois tão simples. Os vegetarianos não se lamentam porque têm o sangue. Eu não me dou por apostólico diante desta grande doutrina. Creio até que os temos aqui, anteriores à grande revolução que hoje aproximação! — no próprio conselho municipal. Só assim explico a nota jovial que entra em alguns debates sobre assuntos graves e gravíssimos.

Machado de Assis. Carnívoros e vegetarianos. In: A Semana, 1891 (com adaptações).

Ainda com base no texto V, julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos a seus aspectos morfossintáticos e semânticos.

Texto do item:

No terceiro período do último parágrafo, emprega-se a forma pronominal do verbo dar, cujo significado se assemelha ao do verbo ver em estrutura pronominal, embora as formas se distingam no que se refere à regência verbal.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

A afirmativa está CERTA.

No terceiro período do último parágrafo, que diz: "Eu não me dou por apostólico diante desta grande doutrina.", emprega-se a forma pronominal do verbo "dar", na construção "dar-se por". Nessa expressão, "dar-se por" significa "considerar-se", "julgar-se", "reconhecer-se como". Assim, "não me dou por apostólico" equivale a "não me considero apostólico".

Esse sentido se assemelha ao do verbo "ver" em estrutura pronominal, como em "ver-se", que também pode significar "considerar-se" ou "perceber-se". Por exemplo, "Eu não me vejo apostólico diante desta grande doutrina." Neste caso, o verbo "ver" é utilizado com pronome reflexivo e pode ser acompanhado da preposição "como".

A diferença está na regência verbal. No caso de "dar-se por", o verbo rege a preposição "por" (dar-se por algo), enquanto em "ver-se", a construção pode ocorrer com ou sem preposição, mas frequentemente utiliza-se "como" (ver-se como algo). Portanto, embora os verbos "dar-se por" e "ver-se" possam ter significados similares de autopercepção ou autoavaliação, eles diferem em sua regência:

• Dar-se por: exige a preposição "por".
    • Exemplo: "Ele se deu por vencido."
  • Ver-se: pode ser usado com ou sem preposição, comum com "como".
    • Exemplo: "Ela se vê como líder."

Portanto, a afirmativa está correta ao afirmar que, no trecho citado, a forma pronominal do verbo "dar" tem significado semelhante ao de "ver" em estrutura pronominal, porém com diferenças na regência verbal.

Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.