Questão 8 item 2 - (Português - 1a Fase - CACD 2024). Em “Os vegetarianos não se batem” (último parágraf

Enunciado:

Quando os jornais anunciaram para o dia 1.° deste mês uma parede de açougueiros, a sensação que tive foi muito diversa da de todos os meus concidadãos. Vós ficastes aterrados; eu agradeci o acontecimento ao céu. Boa ocasião para converter a cidade ao vegetarianismo.

Não sei se sabem que eu era carnívoro por educação e vegetariano por princípio. Criaram-me a carne, mas carne, ainda carne, sempre carne. Quando cheguei ao uso da razão e organizei o meu código de princípios, incluí nele o vegetarianismo; mas tarde para a execução. Fiquei carnívoro. Era a sorte humana; foi a minha. Não importa, o homem é carnívoro.

Deus, ao contrário, é vegetariano. Para mim, a questão do paraíso terrestre explica-se clara e singelamente pelo vegetarianismo. Deus criou o homem para os vegetais, e vegetais para o homem.

Enfim, chegou o dia 1.° de março; quase todos os açougues amanheceram sem carne. Chamei a família; com um discurso mostrei-lhe que a superioridade de vegetais sobre o animal era tal, que não devíamos aproveitar a ocasião e só adotar o 2.° fecundo princípio vegetariano. Ervas, ervas daninhas, quem sabe não há sangues vegetais, em vez das plantas, que não berram nem esperneiam, quando lhes tiram a vida. Convenci a todos; não tivemos almoço nem jantar, mas dois banquetes. Nos outros dias a mesma coisa.

O vegetarianismo é pois tão simples. Os vegetarianos não se lamentam porque têm o sangue. Eu não me dou por apostólico diante desta grande doutrina. Creio até que os temos aqui, anteriores à grande revolução que hoje aproximação! — no próprio conselho municipal. Só assim explico a nota jovial que entra em alguns debates sobre assuntos graves e gravíssimos.

Machado de Assis. Carnívoros e vegetarianos. In: A Semana, 1891 (com adaptações).

Ainda com base no texto V, julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos a seus aspectos morfossintáticos e semânticos.

Texto do item:

Em “Os vegetarianos não se batem” (último parágrafo), o pronome “se” que acompanha a forma verbal tem sentido reflexivo, estando subentendida a expressão a si mesmos ao final da oração.

Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .

A afirmativa é ERRADA.

No trecho “Os vegetarianos não se batem”, o pronome “se” que acompanha o verbo “bater” não possui sentido reflexivo, mas sim recíproco. Isso significa que a ação expressa pelo verbo é praticada mutuamente entre os sujeitos, ou seja, os vegetarianos não lutam uns com os outros.

Explicação detalhada:

1. Pronome Reflexivo vs. Pronome Recíproco:

• Pronome Reflexivo: indica que o sujeito pratica a ação sobre si mesmo. Exemplo: “Ela se penteia” (ela penteia a si mesma).
    • Pronome Recíproco: indica que a ação é praticada mutuamente entre dois ou mais sujeitos. Exemplo: “Eles se cumprimentaram” (eles cumprimentaram um ao outro).
  2. Análise da frase:

• Sujeito: “Os vegetarianos” (plural).
    • Verbo pronominal: “se batem”.
    • O verbo “bater-se”, quando acompanhado de “se” e com sujeito no plural, geralmente indica uma ação recíproca.
  3. Interpretação da frase:

• Errado (reflexivo): Se interpretássemos como reflexivo, entenderíamos que cada vegetariano não agride a si mesmo individualmente, o que não faz sentido lógico no contexto.
    • Correto (recíproco): Entendemos que os vegetarianos não brigam entre si, não agridem uns aos outros.
  4. Expressão subentendida:

• A expressão subentendida ao final da oração é “uns aos outros”, e não “a si mesmos”.
    • Portanto, o correto seria: “Os vegetarianos não se batem uns aos outros”.
  5. Conclusão:

• O pronome “se” na frase tem sentido recíproco, não reflexivo.
    • A afirmativa erra ao dizer que o “se” tem sentido reflexivo com a expressão “a si mesmos” subentendida.

Conceito gramatical relevante:

• Verbos Pronominais Recíprocos: São aqueles em que a ação é mútua entre os sujeitos. O pronome “se” indica reciprocidade quando o sujeito é plural e a ação ocorre entre os integrantes do sujeito. Exemplos:
    • “Os amigos se abraçaram” (eles abraçaram uns aos outros).
    • “As equipes se enfrentaram” (uma equipe enfrentou a outra).

Portanto, a afirmativa é incorreta ao atribuir sentido reflexivo ao pronome “se” na frase apresentada, quando, na verdade, ele tem sentido recíproco.

Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.

Em “os vegetarianos não se batem” não esclarece se eles se batem uns aos outros ou cada um a si mesmo. Ainda, pode-se interpretar “se baterem” como sinônimo de “se (pre)ocuparem” ou “se incomodarem”, dada sua regência intransitiva. Pede-se a ANULAÇÃO do item pela possibilidade de múltiplas interpretações da expressão em questão.