Referência de desempenho

Olá, amigos.

Estudo para o CACD (umas 2-4 horas por dia) há 4 meses, consegui terminar um curso de HB e estou finalizando o de HM (estudo ativo, inclusive lendo as referências e fazendo fichamentos).
Apesar de achar que estou bem nas matérias, ainda me assusto agora quando vou fazer as provas anteriores, principalmente algumas mais antigas. Tive um desempenho muito bom em HB e HM agora na prova de 2025 ~80% acertos, mas quando faço provas de anos anteriores esse desempenho cai bastante, variando de 60-70% de acertos.
Dito isso, tenho duas perguntas aos CACDistas mais experientes:
01- Qual a média de acerto por matéria o candidato deve fazer para ser aprovado no TPS? Alguém tem esses dados por ano?
02- É normal você sentir que sabe uma matéria e vir uma prova do TPS e te deixar se sentindo um merda? Realmente haverão questões que você não vai saber responder independente do tempo de estudo?

Além disso, como vocês fazem para se manter revisando as matérias? reservam um horário do dia específico pra isso ou fazem na oportunidade que tiver no dia e o horário de estudo é sempre para conteúdos novos?

Esse sentimento é normal, Humberto, nos meus primeiros quatro meses eu estava daí para pior.

Fique em paz, em três ou quatro anos o sr. vai estar sabendo até o autor que está por trás da maioria dos itens. Claro, alguns nem os professores acertam, sendo muito questionáveis e, eventualmente, se embasando em literatura ultrapassada e nem sempre são derrubados por recurso.

Use o Anki para revisar a matéria.

Não saberia responder sobre o TPS neste momento, mas 80% de pontuação é mais ou menos o mínimo pro geral, depende do ano, já foi menor.

Tenho uma certa resistência com o Anki, porque gosto de memorizar as coisas meio que “tirando uma foto” mentalmente do caderno. Mas vou testar. Recomenda tirar um tempo por dia então só para revisar os flashcards?

Olá, Humberto. Considero o uso dos cartões de memória uma excelente forma para revisar, mas também tenho resistência ao Anki, pois acho que elaborar flashcards nele ocupa muito tempo. Uso o Remnote no lugar, pois ele une anotações e flashcards, otimizando muito o processo, além de ficar bem mais organizado. Se você faz anotações à mão, pode tirar uma foto, fazer upload no programa e criar os cartões de memória com base nela.

Sobre o uso dos flashcards para revisar, no geral, eu os utilizo em momentos oportunos do dia, todos os dias, em qualquer horário. Não dedico uma hora exclusiva para eles, mas antes de estudar um conteúdo novo, faço os flashcards sobre a temática anterior a esse assunto. Isso ajuda a refrescar o que estudei na aula passada e a seguir na mesma linha de pensamento.

Eu me adaptei bem ao anki. Recomendo. Só dá trabalho fazer os cards.