Enunciado:
A Constituição Federal de 1988 prevê como princípio que rege a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais
Texto do item:
a não concessão de extradição a estrangeiro por crime político ou de opinião.
Participe das discussões abaixo gratuitatmente. Caso não tenha conta no ClippingCACD, basta criar uma conta gratuitamtente. Não é necessário assinar para participar.
Fez a prova? Junte-se ao ranking e confira o gabarito em https://depoisdaprova.com.br .
Gabarito sugerido: E
O art. 4º da Constituição de 1988 elenca os princípios que regem as relações internacionais do Brasil (independência, prevalência dos direitos humanos, não-intervenção, concessão de asilo político, etc.). A vedação de extradição por crime político ou de opinião não figura nesse rol: ela está prevista no art. 5º, inciso LII, como direito e garantia individual. Assim, não é princípio de política externa, mas garantia fundamental, tornando a assertiva errada.
Comentário automático feito pela inteligência artificial do Clipping.ai apenas para referência. Comentários dos nossos professores virão a seguir.
Gabarito: ERRADO - O art. 5º, LII, CF/88 determina que a proibição da extradição por crime político ou de opinião é um direito individual reconhecido pela ordem constitucional vigente no Brasil. Não se trata, pois, de princípio das relações internacionais.