Preenchimento do cartão resposta

Tudo bem, pessoal? Não sei se é uma pergunta boba, mas eu sinto que perco muito tempo preenchendo cartão resposta em provas no geral por causa da obsessão de deixar a resposta bem marcada e não ter a questão invalidada. É o meu primeiro CACD e gostaria de saber se há um parâmetro para isso, ou alguma dica. Obrigada!

Mariana, eu também sou do mesmo jeito em relação a preencher corretamente. Contudo após outras experiências de provas públicas e com um organização do tempo delimitada mentalmente para blocos de questão, sem a necessidade de percorrer toda a prova antes de preencher o gabarito, eu percebi que desde a época do vestibular (quando isso realmente me impactava) o meu tempo de resolução é rápido e eu tenho tempo de sobra de ao final mudar questões que eu marquei e preencher todos os itens.
O ideal para a sua situação, caso você seja iniciante mesmo, é saber que o CACD tem várias questões dentro de questões e decidir quais você já pode responder lhe poupará tempo precioso. Também recomendo uma divisão de assuntos mais simples e outros mais trabalhosos de leitura, privilegiando responder antes o que lhe tarda mais.
Por último, neste CACD os candidatos terão até uma folga maior de resposta em relação aos outros anos, pois o número de questões diminuiu para 65 e o tempo se manteve como no ano passado.
Eu acho que o tempo da prova não será um problema desta vez mesmo sendo mais devagar.

Olá Arthur! Muito obrigada pelo retorno e feedback completo! Acredito que ainda preciso formular uma estratégia para provas, ou concursos, no geral, mas isso também vem com a prática, certo? Vou levar em consideração seus conselhos. O simulado de ontem me deu um panorama completo, que eu ainda não tinha também, e preciso corrigir, e adaptar agora. Boa semana para você, e, novamente, agradeço pela partilha!

1 curtida

Oi, Mariana. Eu fico feliz em saber que a minha estratégia talvez possa te ajudar. O seu tempo de preenchimento de gabarito nem mesmo será notado, eu acredito, se você começar a focar na qualidade das respostas em vez do tempo, de forma que a prática é uma aliada indispensável para que o gabarito não te traga dúvidas. Preencher o gabarito é algo chato mas pode se tornar uma oportunidade de te dar mais chances de acertar o que você não sabia. Se eu puder explicar melhor como isso funciona, seria assim: se existem questões que você identificou como fracas no seu arsenal, pode deixar para o período final, após as questões que você já sabe responder. Isso pode te dar ânimo para pensar melhor antes de se comprometer com o chute e, melhor do que isso, pode poupar o tempo para não se questionar demais sobre aquilo que você já sabia e acabou marcando errado pois não se concentrou nele isoladamente, ou seja, a questão mais difícil atraiu você ao erro da fácil. É o que eu faço para responder mais rápido.
Desejo uma ótima semana e bons estudos!

1 curtida