olá prof! tenho uma dúvida a respeito do diagnóstico através de questões: sinto que fazer questões entre estudar o conteúdo funciona bastante pra mim. exemplo: assistir aula e fazer questões, leitura e fazer questões, etc, pra ver como estou me saindo, se preciso de mais conteúdo, preencher lacunas. a dúvida é: quantas questões devo fazer nesses momentos para ter um diagnóstico efetivo?
Oi, Heloísa! Então, quanto mais questões você conseguir fazer, melhor. Só que, por outro lado, dependendo do tema, nem sempre teremos tempo para fazer todas as questões do assunto estudado. Alguns assuntos de HM e HB, por exemplo, existem quase uma centena de itens. Eu fazia o seguinte: filtro as questões do assunto e, se der uma quantidade razoável (digamos, uns 30-40 itens), eu resolvo tudo; se der uma quantidade absurda, eu faço um corte para CACDs dos últimos 10 anos, aproximadamente (p. ex., de 2015 pra frente).
Maravilha, entendi!! Mais uma coisa, assistindo aulas e em seguida fazendo exercícios, percebi que por vezes ainda não tenho todo o conteúdo necessário/informações para realizar as questões. Seria interessante tentar resolver mesmo assim, ou adquiro um pouco mais de conteúdo para resolver? Assistir a próxima aula, ler bibliografia, etc.
Então, é recomendável resolver os exercícios mesmo assim. A ideia é você fazer exercícios de determinado tópico do Edital quando o professor concluir esse tópico. Há aulas que o professor conclui vários tópicos em uma aula só, outras que é uma aula um tópico, e outras que o professor leva mais de uma aula no mesmo tópico. Por exemplo, se o professor de PI deu terrorismo e crime transnacional na mesma aula, que são dois tópicos diferentes, já vai na plataforma e faça questões dos dois. Se o professor de HM vai levar 3 aulas para concluir Guerra Fria, espere todas as aulas e aí sim faça os exercícios. Então é muito importante você ter esse controle de avanço no edital para saber o momento certo de fazer os exercícios. É muito comum haver questões de sobre algo que o professor não falou (até porque é impossível o professor falar 100% de tudo que cai na prova), e o objetivo de fazer questões é justamente esse, de você ver o que está faltando e completar seu caderno.
Certo, muito obrigada!